A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (9/4) uma reunião com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para apresentação do “Plano de ações e políticas de governo na ciência e tecnologia" para o ano de 2025.
Durante sua fala, a ministra reafirmou a importância da CEITEC na estratégia tecnológica do país. Destacou, ainda, que a empresa foi contemplada com uma encomenda tecnológica de R$ 200 milhões, com recursos do FNDCT, voltada ao desenvolvimento de chips em carbeto de silício para veículos híbridos e elétricos — tecnologia alinhada à agenda de transição energética.
Antes de encerrar sua participação, a ministra fez um apelo aos deputados para que o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 397/2023, que propunha sustar o Decreto nº 11.768/2023 — responsável por reverter a liquidação da CEITEC — fosse rejeitado, defendendo a proteção desse patrimônio nacional. Reforçou a importância da empresa, sua capacidade instalada, o conhecimento acumulado e o papel transversal que os semicondutores desempenham em toda a cadeia produtiva, afirmando que “o Brasil não pode ficar para trás".
O presidente da CEITEC, Augusto Gadelha, também participou da reunião e reforçou a importância da empresa como ativo estratégico do Estado brasileiro na área de semicondutores.
📺 Assista à íntegra da reunião: YouTube - Comissão CCTI